Conheça um pouco da nossa história e saiba como chegámos até aqui!

1977 - Fundação

Marcada por várias fases, a história da Transcor SV, SA, tal como a conhecemos hoje, teve seu início em 1977, quando o Governo de Cabo Verde decide criar uma empresa pública de transporte coletivo, com base no Decreto-lei 159/79 de 31 de dezembro, conhecida na época como a Transcor EP.

Foi constituída inicialmente através de uma sociedade por quotas, onde 50% do capital pertencia ao ICS (Instituto Cabo-verdiano de Solidariedade) e 50% às Câmaras Municipais. Nesta época a empresa operava nos mercados Urbanos e Interurbanos de Santo Antão, São Vicente e Santiago.

1990- Saída do Mercado de Santo Antão

Em 1990, foram encerradas as atividades na ilha de Santo Antão e as atividades interurbanas em Santiago, devido a problemas financeiros. Posto isto, os ativos de Santo Antão foram transferidos para São Vicente, passando a empresa a atuar somente na ilha de São Vicente e na Cidade da Praia.

1992 – Nascimento da Transcor RENT-A-CAR

Em 1992, nasce aTranscor RENT-A-CAR nas ilhas de São Vicente, Sal e Santiago, com o objetivo de financiar o Transporte Público, uma vez que a Transcor (empresa-mãe) havia perdido o monopólio e o subsídio do Estado.

1996- Entrada de novo concorrente no Mercado

Este ano foi marcado pela entrada de um novo concorrente no mercado, a “Moura Company”. Esta entrada levou ao encerramento do serviço da RENT-A-CAR após cinco anos de atividades no mercado, isto em consequência da falta de financiamento e por falta de renovação das suas viaturas, consequência do fraco investimento na empresa.

2002- Liquidação da Transcor EP

Face as dificuldades económicas verificadas na empresa e de forma de garantir a continuidade do serviço de transporte rodoviário de passageiros na cidade da Praia e do Mindelo, o Estado de Cabo Verde decidiu, em Fevereiro de do ano 2000, iniciar o processo de aquisição das participações sociais das Câmaras Municipais e do Instituto Cabo-verdiano de Solidariedade. Este processo foi concluído em Janeiro de 2002, passando o Estado a deter 100% do capital da empresa.

Em Março de 2002, a publicação no Boletim oficial Nº 9, do Decreto-Lei nº11/2002  transforma a Transcor EP numa sociedade anónima.

No mesmo Boletim oficial foi publicada o Decreto-lei 12/2002 que determina a extinção e a liquidação da empresa Transcor SA.

2002 - Criação da Transcor SV, SA

A extinção da Transcor SA apresentou-se como sendo uma oportunidade para os colaboradores da empresa pois, estes, acreditando na rentabilidade da empresa, decidiram avançar com uma proposta. Propuseram adquirir os ativos da empresa com o valor das indemnizações a receber.

Finalmente iniciou-se o processo de constituição de uma nova empresa, a Transcor SV,SA.

Para a constituição da empresa, adquiriram todo o património em São Vicente que continha 16 autocarros. Inicialmente o capital social da empresa era de 50.000.000 escudos totalmente subscrito pelos 63 antigos trabalhadores da Transcor SA.

2016- 2019

Precisamente no ano de 2016, a Transcor deu início a um projeto para introduzir o Passe Eletrónico, a Bilhética Eletrónica e o Sistema de Controlo Eletrónico de Tráfego.

Em 2018 – 2019 a Transcor fez um forte investimento para introdução e exploração de uma nova marca de autocarros, a YUTONG, marca Chinesa, inovando a sua frota de autocarros na qual introduziu 10 autocarros mais sofisticados, confortáveis e com tecnologia moderna.

2019 Foi marcado pela conclusão do projeto iniciado em 2016, no qual foi introduzido definitivamente o Passe Eletrónico, a Bilhética Eletrónica e o Controlo Eletrónico de Tráfego, através do ecrã no setor de exploração de Tráfego.

Evolução Histórica da Frota

  • image
  • image
  • image
  • image
  • image
  • image

CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS